quarta-feira, 11 de maio de 2011

Professores na Bahia aderem à paralisação nacional nesta quarta

Professores das redes municipal e estadual de ensino da Bahia paralisaram as atividades por 24 horas nesta quarta-feira (11). Eles aderem à manifestação nacional coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). De acordo com o órgão, o objetivo é solicitar aos parlamentares a aprovação ainda este ano do Plano Nacional de Educação (PNE) e cobrar dos gestores públicos o cumprimento do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) - Lei 11.738/08, aprovada pelo Supremo Tribunal Federal no dia 6 de abril.

Segundo o diretor social do Sindicato dos Trabalhadores de Educação da Bahia (APLB), José Lucas Sobrinho, pelo menos 66 mil professores não estarão em sala de aula nesta quarta, em exigência do pagamento integral do piso salarial no valor de R$ 1.597 para o magistério, previsto na lei. “Por conta disso todos os estados ficaram imbuídos de organizar manifestações”, explica.

Escolas de Salvador estão sem aulas nesta quarta-feira e a previsão é de que os professores se reúnam para mobilização no centro da cidade ainda nesta manhã.

Municípios

Cerca de 3.500 professores participam da paralisação em Feira de Santana, a 100 km de Salvador, e agendaram ato público na Praça Nordestino, centro da cidade, a partir das 9h. Há registros de paralisação também em Ilhéus e Itabuna, sul da Bahia, e em Barreiras, na região oeste. No norte da Bahia, cerca de 54 escolas e 84 anexos (locais em que funcionam escolas) de nove municípios estão fechados. Segundo a Diretoria Regional de Educação, pelo menos 1.850 professores participam da mobilização e pelo menos 50 mil alunos estão sem aula no norte baiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário