sexta-feira, 20 de maio de 2011

JN visita Caucaia, no Ceará

A cidade sorteada para a visita da blitz da educação do JN no Ar, na terça-feira (17), foi Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Tem 325 mil moradores e mais da metade é pobre, segundo o IBGE.
A equipe do JN no Ar viu lições que podem servir de exemplo para todo o país.
Como se pode melhorar a alfabetização? Qual a lição da escola de excelência? Como se pode melhorar a situação da escola com tantas deficiências?
Os alunos que frequentam a escola que conseguiu nota 5,4 no índice de avaliação do Ministério da Educação são nota dez em alegria e simpatia.
Os alunos que frequentam a escola que conseguiu nota 5,4 no índice de avaliação do Ministério da Educação são nota dez em alegria e simpatia.
Para chegar à outra escola, a equipe do JN no Ar percorreu 20 quilômetros, da cidade até a zona rural. É a instituição de menor nota que foi visitada até agora: 2,1 no Ideb.
Primeiro, asfalto e buracos. E depois, terra, água e lama.É o que acontece com a maioria dos alunos que ficam sem ir a aula.
8h25, ainda havia alunos chegando à escola. “Nós viemos a pé porque o carro não está passando, a estrada está ruim”, contou um deles. A aula termina às 11h. Na prática são mais ou menos duas horas de aula.
As contradições do Brasil que assustam ainda mais na educação. Uma sala de informática estava cheia de computadores, mas todos cobertos porque não havia luz. Enquanto isso, nas salas de aula, falta professores( ou querem economizar) para alunos de várias séries, os alunos ficam todos juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário