Caracterização do Gestar II É um programa de formação continuada semipresencial orientado para a formação de professores de Matemática e de Língua Portuguesa, objetivando a melhoria do processo de ensino aprendizagem. O foco do programa é a atualização dos saberes profissionais por meio de subsídios e do acompanhamento da ação do professor no próprio local de trabalho. Tem como base os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática e de Língua Portuguesa de 5 ͣ a 8 ͣ séries (6° ao 9° anos) do Ensino Fundamental. A finalidade do programa é elevar a competência dos professores e de seus alunos e, consequentemente, melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sociocultural.
Modalidade do Programa A formação semipresencial é fundamentada pela teoria e pelos pressupostos da educação a distância, que oferece estratégias de estudo individual, visando e fortalecendo a autonomia do estudante. Esta formação, apoiada por cadernos teórico-práticos para o estudo autônomo e independente, inclui encontros presenciais para a realização de atividades como: troca de experiências e reflexão individual e em grupos; esclarececimentos de duvidas e questionamentos; planejamento e elaboração de situações didáticas; análise crítica da prática em sala de aula e de atividades dos alunos. Os trabalhos individual e presencial dos professores cursistas e o acompanhamento de seu trabalho em sala serão coordenados por um formador municipal/estadual, que é um educador qualificado especialmente para atuar no Gestar II.
Estrutura do Curso Estudos individuais a distância: Estudo sistematizado dos conteúdos do curso, através dos seguintes materiais: 6 cadernos de teoria e Prática – TP 1 Guia geral 6 cadernos de Atividades de Apoio a Aprendizagem – AAA – versão do professor 6 cadernos de Atividades de Apoio a Aprendizagem – AAA – versão do aluno Oficinas coletivas: As oficinas coletivas coordenadas pelo formador municipal/estadual são desenvolvidas por meio de reuniões destinadas a trabalhar, interativamente, o conteúdo dos Cadernos, relacionar os aspectos teóricos discutidos à sua prática cotidiana em sala de aula e a compartilhar reflexões e estratégias com os seus colegas de grupo. As oficinas coletivas são realizadas periodicamente.
Plantão Pedagógico : Atendimento, pelo formador municipal/estadual, das dificuldades específicas dos professores, em sessões individuais . Visa à discussão das estratégias de aprendizagem que o professor cursista lança mão em seus estudos individuais e ao esclarecimento das dúvidas de implementação do programa em sala de aula. Acompanhamento Pedagógico: O acompanhamento pedagógico em sala de aula consiste em sessões de participante pelo formador municipal/estadual, professores ou coordenador pedagógico da escola, desde que estejam cursando as oficinas do Programa Gestar. As sessões devem ser previamente agendadas com o professor cursista regente.
Sistema de Avaliação do Programa Avaliação do desempenho escolar dos alunos: Os alunos envolvidos no programa serão avaliados de acordo com as combinações feitas pelo grupo. Avaliação do desempenho dos professores: É um processo formativo, com foco na perspectiva qualitativa, permanente e contínua da avaliação. O professor será avaliado, nas sessões presencias coletivas, pelo material que produz, pelo desempenho em sala de aula e por avaliações de conteúdo. As avaliações processuais serão realizadas por meio das Lições de Casa ou das Transposições Didáticas – atividades didáticas – práticas a serem realizadas no período do curso e que serão analisadas e comentadas pelo formador. O formador analisará a produção do professor cursista e emitirá um conceito. O professor também deverá organizar uma coletânea dos trabalhos e atividades produzidas pelos seus alunos como parte de sua lição de casa. Além disso, caberá ao professor cursista realizar a sua auto-avaliação.
A certificação do professor cursista dependerá de quatro fatores: a) freqüência; b) conceitos emitidos pelo formador referentes à Lição de Casa ou à Transposição Didática, c) desempenho nas oficinas e avaliações; d) auto-avaliação pelo professor cursista; e) apresentação do projeto a ser implementado na escola em que trabalha. A certificação será emitida pela Secretaria Municipal de Educação do seu município. Avaliação institucional do programa: Todos os atores do programa participarão de uma auto-avaliação e de uma avaliação dos demais agentes, fornecendo dados processuais da execução do programa, os seus pontos positivos e os pontos a melhorar.
Fundamentos da Proposta Pedagógica do Gestar II- A – Ensino-aprendizagem O trabalho do Gestar II se baseia na concepção socioconstrutivista do processo de ensino-aprendizagem. Nesta visão, alunos e professor constroem juntos o conhecimento em sala de aula, por meio de uma relação interdependente, apoiada no interesse e na participação ativa dos alunos e da atuação do professor como mediador entre os alunos e o conhecimento social e historicamente construído. Aprendizagem é o processo pelo qual o ser humano se apropria do conhecimento produzido pela sociedade. Em qualquer ambiente, a aprendizagem é um processo ativo que direciona as transformações da pessoa. B – Relação professor-aluno Professor e aluno se ligam por vínculos, construídos ao longo do trabalho de aprender e ensinar, que são laços afetivos e de compromisso. O professor baseia a sua atividade no seu conhecimento sobre o aluno, e este com a sua participação informa o professor sobre o seu nível de interesse, o que orienta os professores na escolha das melhores estratégias de ensino e de avaliação. A relação entre os alunos também é um aspecto essencial na abordagem do processo de ensino-aprendizagem do Gestar II. C – Papel do professor O professor é um mediador que coloca o aluno em contato com o conhecimento construído historicamente e com ele trabalha os conteúdos daquele nível de ensino. Neste programa, acreditamos que o professor não é mais o detentor do conhecimento, aquele que sabe tudo, nem seus alunos são meros receptores do conhecimento. Pensamos que o professor aponta caminhos para que seus alunos descubram e construam de forma interativa os saberes.
D – Sala de aula: espaço educativo A sala de aula é o lugar em que o Gestar se origina e se efetiva. É o ponto de referência do programa. Todo o trabalho de formação, presencial ou a distância, no Gestar, alicerça-se na sala de aula. A reflexão sobre o que ocorre em sala de aula – tanto do ponto de vista do conteúdo pedagógico como das relações – motiva a construção do programa. Com o subsídio de teorias de aprendizagem e de didáticas específicas às áreas de conhecimento trabalhadas, o Gestar proporciona aos professores cursistas a oportunidade de conhecer novas estratégias de atuação e de adequá-las à sua sala de aula. E – Avaliação O sistema de avaliação no Gestar II é processual e formativo. O professor é encorajado a fazer uma Investigação Inicial, que lhe possibilita conhecer seus alunos e o orienta no planejamento de seu trabalho cotidiano. A auto-avaliação, por parte dos alunos e do professor, é um procedimento importante, que propicia o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade do aluno e do próprio professor. A prática de os alunos avaliarem, ou serem convidados pelo professor a fazer apreciações sobre o seu trabalho (do professor) constrói laços de confiança muito sólidos.
Objetivo geral do Gestar II MATEMÁTICA Tornar os professores competentes e autônomos para desencadear e conduzir um processo de ensino contextualizado, desenvolvendo as suas capacidades para o uso do conhecimento matemático, bem como para o planejamento e avaliação de situações didáticas que articulem atividades apoiadas em pressupostos da Educação Matemática.
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