domingo, 20 de março de 2011

Uma semana dedicada ao cérebro


A Brain Awareness Week (Semana da Consciência do Cérebro) promovida pela Dana Foundation é uma campanha global para aumentar a consciência da população sobre o progresso e benefício das pesquisas sobre o cérebro. É uma demonstração da importância do tema para o cotidiano das pessoas e um grande estímulo para que todos cuidem bem do seu cérebro. Todo ano no mês de março, diversas organizações ao redor do mundo, inclusive no Brasil, unem esforços durante uma semana inteira para celebrar o cérebro.

Durante essa semana, que neste ano começou no dia 14 de março e segue até o dia 20, parceiros da campanha, como o Cérebro Melhor, organizam eventos e atividades para educar pessoas de todas as idades sobre o cérebro e estimular mais pesquisas. Essas atividades incluem visitação a laboratórios de neurociência, exposições em museus, palestras, quiosques em shoppings, bibliotecas e centros comunitários, e debates em salas de aula.

Como já salientamos em artigos anteriores, é importante que todos conheçam alguns fatos sobre o cérebro:

•O cérebro, a mais complexa estrutura do corpo humano, pesa somente 1,4 kg.
•O cérebro contém em torno de 100 bilhões de células nervosas e ele pode enviar sinais a milhares de outras células numa velocidade de 320 quilômetros por hora.
•Pesquisadores do cérebro aprenderam mais sobre o funcionamento do cérebro nos últimos 10 anos do que eles haviam aprendido no último século.
•Apesar do mito de que pessoas mais velhas não conseguem aprender coisas novas, pesquisas sobre o cérebro não encontraram evidências para sustentar esse mito em pessoas saudáveis. Nem que o envelhecimento significa que a pessoa vai perder sua memória. Na verdade, pesquisas sugerem que quanto mais ativo você manter seu cérebro enquanto envelhece, com mais agilidade mental você vai ficar. As pessoas mais velhas levam mais tempo para aprender, mas eles vão reter o que aprenderam tão bem quanto pessoas mais novas.
•Muitas pessoas não percebem a gama de doenças e desordens relacionadas ao cérebro. Por exemplo, doença de Alzheimer, vícios, traumatismo craniano, doença de Huntington, AVC (acidente vascular cerebral), esclerose múltipla, depressão e epilepsia são todas doenças e desordens do cérebro.
•Apesar de enormes avanços em pesquisa cerebral, desordens do cérebro e do sistema nervoso central continuam sendo, em muitos países desenvolvidos, a principal causa de invalidez e são responsáveis por mais hospitalizações e cuidados prolongados do que quase todas as outras doenças combinadas.
Participem também desse movimento divulgando aos seus amigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário