domingo, 13 de março de 2011

Menino de 13 anos cursa três faculdades na Argentina

Aos 13 anos de idade, o argentino Kouichi Cruz é o aluno mais novo da Faculdade de Matemática, Astronomia e Física (FAMAF) da Universidade de Córdoba.

Ele estudará ainda, simultaneamente, engenharia informática e ciências econômicas na mesma universidade. Kouichi é filho único, mora com uma tia, Alejandra Perez, na cidade de Córdoba, e seus pais vivem na Espanha, onde trabalham. "Kouichi está tendo a infância que quer ter. Ele é feliz assim, estudando", disse à BBC Brasil a tia Alejandra Perez.

Kouichi era bebê, a família chegou a pensar que ele fosse "autista". Mas aos quatro anos de idade, os exames médicos indicaram que o menino tinha o QI mais alto que a média das crianças da sua idade.

"Kouichi sempre soube o que quis: estudar matemática, informática, engenharia. Para ele, são carreiras que se complementam", disse a tia. A rotina do garoto é diferente do cotidiano dos meninos da sua idade, especialmente a partir deste ano, depois de ter passado nas provas para entrar na universidade.

O reitor da FAMAF, Daniel Barraco, afirmou ao jornal argentino que é a primeira vez que um menino de 13 anos está entre os universitários dessa carreira. "Sinto enorme emoção por ter aqui uma pessoa tão jovem e tão inteligente na faculdade. Mas sabemos que por ele ser tão jovem também aumenta nossa responsabilidade em relação a ele", disse Barraco.

Os pais de Kouichi - ela é farmacêutica; ele, anestesista - choraram ao deixar o menino com a tia materna. "Mas, apesar das lágrimas, eles só estão respeitando a vontade do menino que há muito tempo sabia onde e que carreira universitária seguir. Eles só o deixem voar porque sabem o que ele quer", disse a tia.

Kouichi, contou, é assim chamado obedecendo a filosofia budista seguida pelos pais. "Nos contaram que Kouichi quer dizer "o primeiro" e "brilhante" e o nome realmente foi feito pra ele" afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário