domingo, 18 de julho de 2010

Olimpíada Internacional de Matemática: Brasil ganha 3 medalhas

Estudantes brasileiros conquistaram duas medalhas de prata e uma de bronze na 51ª Olimpíada Internacional de Matemática, que termina na quarta-feira, em Astana, no Cazaquistão. Da equipe de seis brasileiros, Marcelo Tadeu de Sá Oliveira Sales, de Salvador (BA), e Matheus Secco Torres da Silva, do Rio de Janeiro, ganharam prata, enquanto Gustavo Lisboa Empinotti, de Joinville (SC), levou o bronze. As informações são do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Segundo o ministério, participantes brasileiros ainda levaram três menções honrosas na competição que reúne 98 países. O grupo foi liderado pelos professores Edmilson Luis Rodrigues Motta, de São Paulo, e Marcelo Mendes de Oliveira, de Fortaleza (CE).
Um comitê escolhe problemas entre os propostos pelos países participantes e as provas, realizadas em dois dias, abrangem áreas como álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória. Em cada um dos dias, os estudantes têm quatro horas e meia para resolver três problemas.
O Brasil já recebeu, desde sua primeira participação, em 1979, oito medalhas de ouro, 23 de prata e 59 de bronze. Os participantes são escolhidos a partir da Olimpíada Brasileira de Matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário