domingo, 28 de novembro de 2010

RECUPERAÇÃO ESCOLAR Não deixe seu filho repetir de ano!


Aprenda dicas certeiras para ajudar seu filho a deixar o boletim cheinho de notas azuis e você, cheia de orgulho dele


Meu Deus! O final do ano chegou e, com ele, uma angústia: como ajudar seu filho a tirar notas boas e se livrar de prova final, recuperação e até de repetir de ano?

Ainda mais se você trabalha (dentro ou fora de casa) e nunca tem tempo para ensiná-lo! Mas acredite: você pode resolver isso. Não adianta gritar ou colocar de castigo. AnaMaria mostra a seguir como ajudar seu filho a passar de ano sem sofrimento. O primeiro passo é ajudá-lo a reconhecer que tem dificuldade e estimulá-lo a estudar. Não crie recompensas do tipo "se fizer a lição, compro um presente", senão ele só vai estudar quando tiver algo em troca. Então, redobre a paciência, arregace as mangas e já para os cadernos com seu filho.

Leia mais:

Para ler, clique nos itens abaixo:
7 maneiras de ajudar seu filho a estudar
1. Defina os deveres e direitos da criança, para que ela saiba que tem a hora das obrigações e também a hora certa de se divertir.

2. Estabeleça lugar e horário fixos de estudo. De preferência, bem longe da televisão e do videogame.

3. Quando possível, permita reuniões com os amiguinhos do seu filho para estudarem juntos e trocarem informações sobre as matérias.

4. Fique por perto quando perceber que ele tem dúvidas e ajude no que souber. Se você também não sabe a resposta, ofereça companhia para pesquisar.

5. Ajudá-lo a memorizar a matéria de uma forma divertida, cantando fórmulas ou contando histórias, por exemplo, pode ajudar.

6. Aconselhe seu filho a fazer resumos das matérias que aprendeu naquele dia, principalmente das que tem dificuldade. Isso vai facilitar na hora de estudar para as provas.

7. Estimule a capacidade do seu filho, dizendo sempre que acredita nele e que ele vai conseguir. Não perca a paciência logo nesse momento: o que ele precisa é de pensamento positivo! *FONTE: Ana Cláudia Vanzelli, psicóloga clínica, palestrante e especialista em orientação vocacional.

Para que eu preciso aprender isso?
Se seu filho fizer essa pergunta, veja boas maneiras de responder e incentivá-lo a estudar cada vez mais

História e Geografia

- O xis da questão: Todo mundo diz que as crianças são o futuro do país, mas como construir um futuro sem estudar o que foi feito no passado? E conhecer como cada região é diferente é uma delícia.

- Como ajudar: Que tal planejar uns almoços típicos? Pratos diferentes de cada região do país vão fazer seu filho se interessar muito mais por geografia!

Informática

- O xis da questão: São tantos comandos e programas que enlouquecem qualquer pessoa. Mas no mundo de hoje é necessário saber mexer no computador.

- Como ajudar: Incentive a navegação por sites educativos, mas sem deixar de lado a diversão. E peça ajuda: ele vai adorar poder ensinar algo a você!

Português

- O xis da questão: A língua materna precisa ser estudada, sim. Quem fala bem o português se expressa melhor, escreve melhor e tem mais oportunidades (e melhores) no futuro.

- Como ajudar: Incentive a leitura de livros, jornais, gibis e revistas. E dê o exemplo. Isso é muito importante.

Ciências

- O xis da questão: É uma matéria que pode trazer para seu filho informações valiosas sobre o funcionamento do corpo humano e sua saúde e também sobre como ajudar o planeta.

- Como ajudar: O assunto do momento é preservar o meio ambiente. Reciclar o lixo também é uma forma de aprender.

Matemática

- O xis da questão: A Matemática, assim como as outras matérias exatas (Física e Química), desenvolve o raciocínio, que é útil para qualquer profissão que se deseja ter no futuro.

- Como ajudar: Resolva os exercícios com ele, mas nada de dar a resposta pronta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário